terça-feira, 26 de junho de 2012

Você não está só! ¿¿¿Será???



 
Assistir a fome na África, a miséria no nordeste, a seca, a enchente, a desgraça em todas suas facetas no Haiti, nos leva a vários questionamentos, um nó na garganta e uma reflexão profunda.
Tenho convicção que a fome é um mal necessário, visto que sendo ela, um ótimo motivo de barganha de votos, que escusa todo tipo de populismo, a mantença de uma população faminta, seja de comida, saber, moralidade é sempre muito lucrativo para àqueles que dominam a máquina pública.
Dizem “os médicos sem fronteiras” para uma horda de famintos, subjugados pela miséria, cujas vidas são despidas de qualquer sentido, muito semelhante à de Prometeu: “ Você não está só!”
As imagens chocam, nos compadecemos, sentimos ânsia ao nos depararmos com tamanha desumanidade, a fome transforma, deixa pouco, quase nada, do que um dia foi humano e ali jaz. Queremos, sim! Creio que queremos pensar ser real: “você não está só!” É até poético. A verdade é que nunca estivemos tão sós quanto agora, sendo este possivelmente nosso pior pesadelo, tão certo quanto o dia da morte é que viveremos e morreremos sozinhos.
Podemos (devemos?) maquiar algumas relações e enquanto elas nos abastecem de um certo conforto espiritual dizer que há humanidade e que temos coro em nossa necessidade de nos dividir, de olharmos e sermos vistos, contudo ultrapassar a barreira, transparente, e vir realmente a necessitar do próximo pode ser o passaporte, em vagão especial do trem bala, para o limbo, o ostracismo. Sim, estamos sós! E só servimos uns aos outros, enquanto serventia temos.
Quero crer que há um sentido para tudo isto, para uns serem tão abonados e outros viverem em condições inumanas, imaginar que esta existência será o nosso BASTA e que ao termino viraremos poeira cósmica nos transmite a um estado de abandono melancólico, do qual a melhor e indolor saída é a banalização do pensar e sonhar com uma lobotomia.
Para os românticos que ainda acreditam no humano, em nossa capacidade de sermos solidários esta é a oportunidade de ajudar, seu vizinho, seu amigo, ou aquele menino que morre de fome no nordeste do Brasil, no sul da África, no Haiti...não faltará necessitados.
Você está só.
 Eu estou só.
 A miséria espreita...
E ninguém está dando a menor bola.
Quem desejar dar um BASTA seguem sugestões interessantes:

3 comentários:

  1. um texto que deve receber muitos aplausos e mensagens de apoio... mas do pensamento à ação há uma barreira imensa... voce aí, com sua gorda barriga burguesa satisfeita, fez algo, hoje, para mudar o estado das coisas?

    ResponderExcluir
  2. Sinto vergonha de fazer parte dos ditos "racionais" ao ver essas imagens de dor e de descaso! Ainda bem que ainda existem pessoas do bem , como os "Médico Sem Fronteiras" que, enchem meu coração de paz, em saber que não estamos tão sós assim..O amor ainda resiste amiga! Ainda temos esperança de mudar essa vergonhosa realidade! Ainda temos a mais forte das sementes...a do amor!

    ResponderExcluir
  3. Que falta hace la solidadridad..!!!!! Me quede por aca te invito a que me visites :) Saludos,!!

    ResponderExcluir